Como criei uma empresa de cursos online

 

A oportunidade do mercado

Há mais de 10 anos trabalho em meu home office, a princípio comecei com desenvolvimento de sites, após me especializar em um sistema de criação de sites chamado Joomla, fui convidado a palestrar no Joomla Day Brasil 2010 em Brasília. Durante o evento fui convidado para ministrar um curso em São Paulo, mas logo surgiram pessoas de todo o país querendo também fazer o curso, foi com essa oportunidade de mercado que eu comecei o meu empreendimento de cursos online, o JCursos.com.br.

curso joomla avancado sao paulo

Como comecei minha empresa de cursos online

Sou aluno de cursos a distância há mais de 10 anos, eu sempre fui apaixonado por essa modalidade de ensino e, por escolher morar um pouco afastado das capitais, sempre tive essa necessidade. Hoje, a educação a distância vai muito além do simples fato de estarmos distantes de grandes centros urbanos, mas sim da necessidade de flexibilidade diante de uma sociedade extremamente ativa.

Após meus 5 anos como aluno EAD eu comecei o meu empreendimento de cursos online.

curso joomla online

Comcei apenas com um curso, já tinha ministrado ele presencialmente, então ficou fácil de desenvolver os vídeos para as vídeo-aulas.

Como queria aproveitar o interesse dos alunos vindos da minha palestra e do curso presencial, aluguei um serviço de transmissão online e fiz o curso inteiro em tempo real, como se tivesse ministrando o meu curso presencialmente. 

Resultado?

Tive muita dificuldade em conduzir uma turma de mais de 10 pessoas em um sábado inteiro, cerca de 8 horas de curso.

Alguns tiveram problemas na conexão e eu nunca falei tanto na minha vida, a minha garganta queimava no final desse sábado.

Uma coisa é você conversar com os alunos presencialmente, aguardando enquanto alguns vão respondendo, outra é você falar por 8 horas com "o seu computador mudo", não era legal manter o silência na sala de aula, certo?

Apesar de toda a trabalheira, e da minha consequente inflamação na garganta, tudo deu certo, ali estava gravado todo o meu conhecimento naquele assunto, agora poderia ter escala nas vendas!

O próximo passo seria aproveitar os vídeos gravados na conferência e transformar em um curso online assíncrono, ou seja, sem ser em tempo real, assim não precisaria passar por tudo isso novamente e poderia atingir um número muito maior de alunos.

Escolhendo o LMS

blogspot-wordpress-joomla-magento-moodle

Para poder criar o curso online eu precisaria de um sistema, esse tipo sistema se chama LMS.

Aqui irei falar algumas coisas técnicas, já que muita gente já me pediu para falar sobre esses detalhes, caso não tenha interesse pode passar para o próximo tópico. ;)

Como já trabalhava a bastante tempo com o gerenciador de sites Joomla, tentei viabilizar o projeto apenas com ele, porém não senti muita firmeza em termos de recursos, pois na época não existia nada muito específico nessa área de educação a distância.

Então passei madrugadas pesquisando e testando vários sistemas de ensino a distância, muito mesmo, pesquisei fóruns, teses de mestrados e doutorados, queria algo que realmente tivesse eficácia no aprendizado do aluno, não queria apenas vender por vender.

O que percebi é que a maioria das empresas utilizavam o Moodle, mas não gostei da sua aparência, ele era muito "pesado" e muitos dos seus recursos eu não iria utilizar.

Apesar do Moodle ter muitos recursos sem utilidade para o meu projeto, incrivelmente faltaria alguns recursos que eu precisava muito, como a automação de vendas. O Moodle foi projetado para ser apenas um sistema de ensino a distância, com foco em rotinas de universidades, por isso dificilmente você conseguirá aplicar em um projeto de uma pequena empresa, o alto custo de servidor e manutenção é algo importante a frisar. 

Infelizmente nenhum LMS que encontrei me atendia por completo.

Como tinha uma boa habilidade em personalizar layout de sistemas, acabei ficando com o Joomla e o Moodle, no Joomla apresentava as informações dos cursos e efetuava a venda, no Moodle o aluno assistia as aulas.

Apesar de consegui algumas integrações entre os dois sistemas, percebi que o Moodle estava consumindo muito recurso do servidor, sem necessidade, por isso eu fui convidado a sair da minha hospesagem para algo muito mais caro, pois estava muito "pesado".

Visto algumas mudanças que queria em relação a venda e automação dos cursos, busquei alguma extensão de cursos online para o Joomla, foi quando finalmente achei parecido com o que queria, em lindos vídeos de apresentação do LMS achei tudo o que preciva, em uma extensão para Joomla chamada Guru.

Infelizmente todas aquelas imagens bonitas ficou lá mesmo, na prática só encontrei problemas no Guru. Mas, como só tinha ele para o Joomla, me arrisquei em usar junto com outras extensões, tive que comprar mais extensões e desenvolver integrações entre elas, isso acabou me ocupando muito, muito tempo, o pior foi manter tudo isso funcionando, já que cada sistema era desenvolvido por empresas diferentes e todas elas vivem em constante atualizações.

Para quem quiser algo mais técnico eu escrevi um outro artigo onde conto um pouco sobre as minhas escolhas de extensões para Joomla, inicialmente optando por extensões pagas, por limitações de recursos em extensões disponíveis gratuitamente, mas mesmo pagando ainda tive muitos problemas em manter todas essas extensões funcionando, além do custo que aumentava em cada nova extensão.

O ápice foi quando descobri que o Guru simplesmente não bloqueava o acesso as minhas aulas que vendia no meu site, apenas "escondia" os links, não tinha qualquer segurança.

A minha sorte foi ter um aluno "gente fina", que me informou que assistia todas as minhas aulas gratuitamente, descobrindo os endereços das páginas das aulas e acessando sem pagar. Foi aí que dei um ano de cursos grátis para ele e partir para o meu próprio sistema.

Criando o nosso próprio sistema

inicio-joomla

Descontente com as soluções que vinha usando, resolvi desenvolver o meu próprio LMS, não tinha tempo a perder.

Convidei o meu amigo João Carvalho, que já realizava alguns serviços de desenvolvimento para o JCursos, para começarmos essa "viagem", ele ficou super animado com o desafio.

Eu já tinha um modelo de sistema para educação a distância na minha mente, baseado nas minhas experiências como aluno e professor.

O João já tinha muita experiência com sistemas e BI (Business Inteligence) o qual já estava habituado em trabalhar com muitos conteúdos, isso trouxe uma certa "mágica" ao nosso sistema.

Durante muito tempo eu conversava com os meus colegas sobre os meus problemas e soluções de EAD, um amigo que tinha problemas muito semelhantes era o Bruno Ávila.

O Bruno foi um dos pioneiros a trabalhar com ensino a distância no Brasil com cursos livres, o grande diferencial dele foi não ter vindo da área acadêmica, mas sim da área de comunicação.

O Bruno já vinha com um trabalho em paralelo chamado Viver de Curso, lá ele compilou uma série de dicas para quem quer começar um empreendimento de Cursos Online. Como ele é professor de cursos online a mais de 10 anos, ele queria criar um curso mostrando toda a sua experiência em uma empresa de EAD.

O grande problema do Bruno era que sistemas gratuitos como o Joomla, Moodle e Wordpress, era muito difícil de ser desenvolvido por leigos em tecnologia.

E foi assim que surgiu o casamento do Bruno com o Maestrus, ele participou de toda a evolução do Maestrus e hoje é o nosso parceiro e consultor de novas tecnologias educacionais. 

O Bruno desenvolveu um programa completo para quem quer criar uma empresa de cursos online sem qualquer conhecimento técnico em criação de sites, vou falar mais sobre ele no próximo tópico pois é algo totalmente inovador e está ajudando muita gente a criar o seu negócio com cursos online.

Tive o prazer de ser entrevistado pelo meu amigo Bruno Ávila, nesse vídeo abaixo ele irá falar de tudo o que falei acima, porém com toda a simpatia e irreverencia que só o Bruno tem, assita:

 

Conheça o Viver de Curso

Agora você também poderá participar do Viver de Curso Série Empreender, um curso completo onde o Bruno Ávila irá mostrar tudo o que ele aprendeu nesses 10 anos trabalhando com EAD, certamente é a melhor compilação de dicas e mindsets sobre o mercado de Cursos Online no Brasil.

 

google monteseucurso 336x280.fw

Assista os vídeos e conheça um curso completo para vender cursos online.

 

Conheça o Maestrus

 

Muitos problemas passamos até chegar aqui, utilizando vários sistemas, integrações e "gambiarras", para conseguir oferecer os nossos cursos aos nossos alunos, mas toda essa experiência foi convertida em solução, o LMS Maestrus, com ele você não precisará passar pelos mesmos problemas que passamos.

Agora você já pode ter o seu sistema de educação a distância e empreender no mercado de cursos online.

O Maestrus está com uma campanha promocional de pré-venda, entre em nosso site, cadastre o seu email e você receberá uma proposta especial com todos os detalhes sobre o nosso sistema de cursos a distância.

Aproveite a promoção é por tempo limitado.

vendas maestrus

Assine o Maestrus e comece agora a vender cursos online.

Quais os próximos passos?

Continue a leitura no próximo artigo "Como criar uma plataforma EAD econômica".

AVANÇAR