Joomla 1.6, pequenos detalhes que fazem a diferença!

joomla16Até que um dia saiu esse bendito Joomla 1.6, nesse artigo irei falar um pouco dos detalhes que me chamaram a atenção. Das macro novidades todos já sabem, grupos de usuários, subcategorias, mas os detalhes é que fazem a diferença!

Instalação

Já vou começar pela instalação! Tudo muito parecido com o velho companheiro Joomla 1.5, mas um campinho deu toda a diferença, "Login do Administrador", esse sem dúvida aumentará a segurança já que os preguiçosos não irão ter quer editar o usuário depois.

Configurações

Achei legal criarem um menu "My Profile", achei válido separar os dados do administrador principal como perfil.

Usuários

Sem dúvida os grupos e acessos de usuários foi uma grande sacada no novo Joomla, isso era para existir desde o 1.0. Mas em relação a esse ponto eu achei que deixou a desejar.

Vou dar um exemplo: Eu gostaria de criar um usuário fotógrafo, gostaria que o mesmo acessasse apenas um componente de imagens e um modulo de slideshow da home. E agora? Como fazer? Para quê mostrar tantos menus, componentes, recursos e modulos se o meu usuário só vai utilizar 2 links? Para mim isso é um pecado em usabilidade.

joomla16-menus

Menus

Algumas coisas que me chamaram bastante a atenção em relações aos menus:

  1. Ao clicar no menu, na lista de menus, vai direto para a lista de links. Imagino quantas pessoas já clicaram no Joomla 1.5 pensando que isso iria acontecer. Usabilidade corrigida.
  2. Ainda na listagem de menus adorei a coluna listando os modulos "Modules Linked to the Menu", um recurso muito interessante e podendo ainda clicar e abrir as opções do modulo em lightbox. Mais um ponto para a usabilidade!
  3. Abaixo das listas de links de menu surgiu um form bem legal "Batch process the selected menu items" para poder mover e copiar menus sem demoras. Outra questão de usabilidade corrigida.
  4. Na edição do link de menu agora existe um campo para trocar de menus. Outra opção maravilhosa para o design é poder colocar uma classe para o link individual, ô coisa boa que esperava a tanto tempo..

Artigos

Simplesmente não gostei do que vi na edição de artigos. Ao invés de simplificar como no wordpress conseguiram deixar ainda mais complexos cheios de ACL embaixo. Sei que virá novos templates para o admin mas ao invés de darem mais ênfase para campos como título e categoria (tem gente que entra e altera somente isso) deixaram jogados no meio e ainda diminuriam a largura da coluna desses gurpos de campos.

joomla16-artigos

 

Sobre ter subcategorias foi um grande recursos, mas já que fizeram isso poderia ter a opção de poder escolher mais de uma categoria por artigo. Vai ter gente dizendo que isso é o papel das tags..aliás cadê o gerenciador de tags? Coisas essênciais em segundo plano.

Extensões

Sem dúvida o Joomla 1.6 irá dar muitos recursos novos que poderão ser usado por outras extensões.

No "Extension Manager" temos agora uma aba para atualizações de extensões automáticas.

joomla16-modulos

 

Os módulos receberam novos recursos:

  1. Gerenciador de posições de modulo mais organizado.
  2. Assim como os artigos agora podemos escolher a data de início e fim da publicação.
  3. Escolha de menu mais organizada.

Conclusão

Foram citados apenas as modificações que me chamaram a atenção, sem dúvida a evolução do Joomla foi válida e veio para facilitar a nossa vida de Joomleiro.

Muitas modificações do Joomla 1.5 para o Joomla 1.6 já tinhamos com instalação de componentes, modulos, plugins e templates overrides, mas é muito mais cômodo, acessível e de melhor performance ter tudo por padrão.

Que venha os novos componentes com novos recursos, que jenha o jSeblod 2.0 para revolucionar esse Joomla.

Todos os comentários feito nesse post expressam apenas a minha opinião, favor não jogar pedras.

Curso de Joomla 1.6 e 1.7 online

Conheça todas as mudanças do Joomla desde a versão 1.5 e desenvolva um site completo utilizando o Joomla 1.7

Uso e recomendo

Cursos que recomendo

Criação de Sites

banner-300x250

Design Web