Template joomla grátis pode ser bonito?

template-joomlaSerá que para o site Joomla ser bonito é preciso ter um template comercial ou personalizado? Diante da necessidade de ter um site super rápido com boa aparência resolvi escolher um template Joomla grátis que atendesse meu projeto.O resultado da busca de um template joomla grátis bonito você irá encontrar nesse artigo, boa leitura!

Desde o início da minha carreira de Joomleiro em 2006, quando o joomla ainda na estava na versão 1.0, eu desenvolvo meus próprios templates Joomla personalizados. Na época os templates Joomla free eram muito feios, com códigos mais feios ainda e que no final das contas dava mais trabalho para deixar-lo profissional do que desenvolver um template novo.

De lá para cá apareceram diversos serviços para personalizar templates Joomla comerciais, mas nenhum para personalizar templates Joomla grátis. Alguns até já usavam templates grátis mas preferiram um novo template personalizado. Com isso minha experiência com esse tipo de template foi bastante reduzida.

Com esse novo job expresso, como é um site satélite de apoio para um projeto maior resolvi me desafiar fazer um belo site Joomla free em poucas horas. Realmente o trabalho foi feito muito rápido, graças ao grande mercado atual de template grátis com qualidade.

Agora irei dar uma dica de como ter um site Joomla com template grátis e bonito!

Compatibilidade

template-sem-compatibilidadeExistem muitas opções de templates Joomla free, mas poucos são realmente bons, antes de escolher o template free o seu projeto verifique se o template está compatível com os principais navegadores do mercado.

"O seu template não pode ser bonito para alguns e "tronxo" para outros. Mesmo que se apaixone, analise com carinho."

Um template bem compatível irá reduzir bastante o seu trabalho, lembre-se que infelismente a maioria dos clientes utilizar o IE, as vezes até mesmo o IE 6 (esse eu já desisti). Por isso dou a dica de testar nos seguintes navegadores: Firefox, Chrome, Opera, Safari, IE 7 e 8. O Safari tem uma renderização bem parecida com o Chrome já que ambos tem a enginer Webkit por baixo dos panos.

Bem Otimizado (SEO)

A não ser que esteje fazendo um diario pessoal privado ou uma intranet fechada acredito que o seu cliente queira que o seu site tenha o maior número de visitantes válidos possíveis. Claro que o conteúdo vai interferir radicalmente no resultado mas um código bem estruturado faz bastante diferença.

Esqueça templates antigos construídos com tabelas. Também tome cuidado com templates super-modernos com "meio quilo" de scripts para fazer uma foto girar. Assim como a nossa vida, tudo demais faz mal.

Bonito

Apesar de muitas pessoas não ter um senso do que é feio, a maioria sabe pelo menos o que é bonito. Creio que nesse aspecto não terá muitos problemas.

Compatível + Bom Código + Bonito

Sem dúvida esse é a dose certa para um ótimo projeto utilizando templates gratuitos. Onde consegui-los?

Existem muitos sites legais para voce baixar seu template Joomla bonito bem bacana, uma boa opção é olhar em sites de empresas que desenvolvem templates comerciais, geralmente eles possuem alguns bons template gratuitos. Uma maneira fácil de encontrar em vários sites é utilizar o filtro de templates do site www.bestofjoomla.com. No menu esquerdo Advanced Filter clique no link Licenses e escolha as opções gratuitas.

template-gratis-RocketThemeUma boa pedida são os templates Joomla grátis da empresa RocketTheme, além de bonitos os dois último projetos são desenvolvidos com o framework de templates joomla Gantry. Uma mão na roda para você personalizar facilmente o seu template gratuito. Veja no final dessa página.

Espero que tenham curtido o artigo e ajudado na sua busca por templates elegantes gratuitos em Joomla. Para completar a minha escolha para o meu projeto foi essa do RocketTheme por ser o mais semelhante com o que eu queria. Aprovadíssimo.

E você, conhece templates gratuitos bonitos e bem feitos em Joomla? Até a próxima e obrigado pela leitura.

Curso de Joomla 1.6 e 1.7 online

Que tal aprender e criar um site completo com Joomla 1.7?

Conheça todas as mudanças do Joomla desde a versão 1.5 e desenvolva um site completo utilizando o Joomla 1.7