Template joomla personalizado, como criar?

template-joomlaComo muitos estão em busca de como criar um template personalizado, nesse artigo vou escrever os caminhos que você poderá escolher para seu site joomla ter a identidade visual da sua empresa ou cliente.

Planejar com Wireframe

Para não perder tempo com o cliente e acabar tendo muito retrabalho nada melhor do que inicar com um wireframe. Atualmente tenho tido pouco contato com o cliente final, mas tenho recebido bastante wireframe para produzir PSD e template para Joomla. O ganho de tempo realmente é sensacional.

Leia um ótimo artigo sobre wireframes.

Criar design do site

Tudo começa pelo layout, esse sem sombra de dúvidas é um dos principais fatores de sucesso de um template joomla, porém um dos mais difíceis. É fato que existem muitas pessoas sem sensibilidade de cores, tonalidades, alinhamentos, contrastes, entre outros elementos mas acredite que estudando você consegue muita coisa. Há alguns anos não gostava dos maus layouts, então comecei a estudar, olhar criticamente os projetos fazendo auto-análise e principalmente me inspirar com outros sites e trabalhos de design. Isso veio fortalecendo meus estímulos de designer, ainda tenho que aprender muito, mas hoje tenho ficado mais satisfeito com os resultados. Algumas pessoas já nascem com um dom artístico e outras para outras áreas como desenvolvimento por exemplo. Se você acha que não é a sua praia aconselho se concentrar no que gosta e contratar um bom designer para os seus projetos.

Para aqueles que quiserem aventurar com seus layouts, experimentem navegar por sites de inspirações, o google está cheio deles, aqui está um bom artigo com 50 sites de inspiração, eu adoro navegar no CSS Mania.

Aprender HTML e CSS

Juntamente com a criação gráfica do site, o domínio de xHTML ou HTML5 juntamente com o velho e bom CSS ou CSS3 é o fator que irá tirar as suas maiores limitações com templates joomla. Descobri o HTML quando a internat ainda estava popularizando, na época onde a principal rede social era o mIRC,  boa época essa. Apesar da existência do editor FrontPage da Microsoft para desenvolvimento de sites, eu não utilizava, criava meus sites com o editor de texto Bloco de Notas. Dessa forma consegui aprender bem o código olhando os códigos fontes dos sites e testando. Para desenvolver aconselho a utilização de editores textuais e não-visuais. Alguns criticam muito o dreamweaver mas sabendo utilizar corretamente é uma ótima IDE. O autocomplete dele é uma mão na roda. Boas opções de editores textuais são o TextMate para MAC e o E-TextEditor e NotePad++ gratuito para Windows.

Criar o template joomla

Com um bom wireframe, layout e domínio de HTML e CSS tudo fica mais fácil. Abaixo informo algumas opções para desenvolvimento de template Joomla.

Modificar um template joomla pronto

Alguns acham essa forma a mais fácil ou a mais amadora. Por experiência própria posso dizer que depende do projeto. Se for algo simples é uma boa prática com mudar as cores e algumas formas. Já fiz algumas alterações bem profissionais que deixaram o site bem diferente do original, nesse caso é interessante utilizar o PSD do template joomla (se houver) para seguir a mesma estrutura e não dificultar a customização. Se você não tiver um logotipo com cores padronizadas e não tem noção de cores aqui está um site com boas soluções de cores legais.

Utilizar um framework de template joomla

Esse é um recurso bastante utilizado ultimamente, tem aparecido boas soluções de frameworks de templates para o CMS Joomla. Alguns exemplos são o Warp da YooTheme, T3 da JoomlArt, Gantry da RocktTheme entre outros como JYAML, Rumi, Zen Grid entre outros. Tenho usado o Gantry Framework para alguns projetos e tenho gostado bastante dos resultados.

Criar template utilizando framework CSS

Além dos frameworks para template Joomla existem vários frameworks CSS. Para quem não tem muita experiência com CSS ou para aproveitar algumas facilidades e recursos é um ótimo pedido. Veja uma artigo que falo um pouco sobre frameworks CSS.

Criar um template do seu jeito

Esse sem dúvida nenhuma será o mais enxuto de todos. Eu particulamente adoro fazer os meus "templates de raiz". Isso não quer dizer que não podemos utilizar de recursos extras. Um reset.css é essencial para não ter dores com compatibilidades de navegadores de cabeças e otimizar o seu código, eu utilizo a do framework 960 grid. Outro recurso legal que o meu amigo Ronildo indicou é um seletor CSS de navegadores.

Conclusão

Planeje com wireframes, desenhe ou contrate um web designer para os seus layouts e escolha a opção que mais lhe agrade. Várias são as formas, com empenho e profissionalismo conseguimos um ótimo resultado utilizando qualquer maneira de desenvolver um template Joomla personalizado. Até a próxima!

Curso de Joomla 1.6 e 1.7 online

Aprenda a criar um site completo com Joomla 1.7.

Conheça todas as mudanças do Joomla desde a versão 1.5 e desenvolva um site completo utilizando o Joomla 1.7