Conhecendo o jSeblod CCK

jseblod-cck-joomla

Afinal o que esse tal de jSeblod CCK pode trazer de benefícios para mim?

Na minha apresentação do Joomla Day 2010 em Brasília apresentei o que era uma ferramenta CCK, alguns benefícios que ela nos trazia em relação ao sistema de artigos Joomla e um comparativo de 6 ferramentas CCKs para Joomla. Agora irei começar uma série de posts falando sobre o jSeblod CCK.

O jSeblod CCK é uma extensão Joomla que serve para a construção de sistemas personalizados semelhantes aos componentes. O termo CCK (Content Constructor Kit) refere-se a uma ferramenta de apoio para a construção de conteúdos, ou seja, com essa ferramenta é possível extender as funcionalidades dos conteúdos deixando de ser simples artigos. Crie campos personalizados, recrie sistemas, extenda os usuários e as categorias, modifique os templates do sistema e integre com outros componentes, modulos e plugins Joomla.

O jSeblod é integrado com o Joomla e provoca uma verdadeira evolução nos seus sistemas de artigos, categorias e usuários. Com a utilização da mesma tabela do sistema de artigos (com_content) os seus sistemas poderão ser integrados com a maioria das extensões Joomla com pouca ou nenhuma customização. Outros CCKs utilizam também desse recurso mas nenhum tem a potencialidade oferecida por essa ferramenta.

Para entender essa evolução vou mostar alguns exemplos.

Exemplo de uso do jSeblod CCK

Vamos dizer que o seu cliente solicitou para você um site com diversos tipos de conteúdos como por exemplo página com slide show, galeria de mídia (fotos e vídeos), páginas com abas, entre outos. Algumas soluções seria:

  1. Criar  HTMLs diferentes dentro do editor para cada tipo de conteúdo
  2. Baixar plugins de galeria de fotos, vídeos e abas
  3. Procurar sistemas prontos de galeria que suportasse vídeo e áudio

Provavelmente o sistema ficaria uma salada e você iria gastar horas de treinamento com seu cliente, isso se torna de muito custo quando se tratar de um sistema grande com pessoas de vários departamentos. Você poderia utilizar outros tipos de CCKs, mas com certeza nenhum deixa tão organizado e simplificado para o cliente como o jSeblod.

O cliente não irá precisar saber usar o sistema de artigos, decorar as tags de plugins e nem irá precisar entrar em outro sistema (como um outro CCK) para poder adicionar um outro tipo de conteúdo. Todos são acessados do mesmo local, no sistema padrão de artigos joomla.

jseblod-cck-1

Vendo essa imagem já percebe-se esse grande benefício, ao cliente entrar no sistema de artigos do Joomla e clicar em novo irá aparecer a lista dos Tipos de Conteúdo Artigos. E ao clicar no tipo escolhido o sistema não apresentará aquelas dezenas de campos em que muitas vezes o usuário só quer utilizar o campo título e descrição. O sistema apresentará somente os campos do Tipo de Conteúdo. Veja o exemplo do tipo de conteúdo "Artigo com Galeria":

jseblod-cck-2

Veja como é prático, o cliente vai colocar o título, escolher a sessão e categoria, adicionar a descrição, adicionar quantas fotos quiser sem limitações e a posição da galeria no layout. Todos esses campos foi escolhido por mim, poderia ter retirado os campos seção e categoria e escolhido uma categoria padrão para o artigo ser salvo por exemplo. E qual o resultado disso no front-end? Você terá o domínio de todos esses campo em um template que poderá ser usado html, css, javascript, php e até mesmo comandos de plugins joomla! Veja um exemplo utilizando um slideshow com jQuery:

jseblod-cck-3

Quem poderá utilizar jSeblod CCK?

  • Profissionais Joomla que necessitam criar sistemas totalmente personalizados.
  • Desenvolvedores irão aprender soluções mais práticas, rápidas e poderosas de desenvolvimento para Joomla.
  • Web Designers poderão criar seus próprios componentes sem o domínio de alguma linguagem de programação.
  • Gerentes de agências e outros profissionais que desejam expandir seus serviços ofertando sistemas mais flexíveis para seus clientes.

Concluíndo

Esse foi apenas um exemplo de como você pode utilizar o jSeblod para facilitar a sua vida e a do seu cliente. Inúmeras são os recursos que você tem criar o seus próprios componentes Joomla totalmente personalizável.

Por a ferramenta ser muito poderosa a sua administração é um pouco complexa. Aconselho a utilização das documentções do site do fabricante principalmente o fórum.

Para aqueles que não tem tempo a perder e querem aprender rapidamente a fazer sistemas com esse poderoso componente, irei ministrar o primeiro curso de CCK Joomla do Brasil Curso de Joomla! Avançado - Desenvolvendo componentes com jSeblod CCK em São Paulo.



Uso e recomendo

Cursos que recomendo

Criação de Sites