Extensões Joomla Grátis x Pagas

 

pagar

Sem dúvida, essa é uma grande dúvida! Não só você tem, como eu tenho e muita gente tem. Vou contar aqui um pouco da minha experiência com o site do jCursos, como escolhi as extensões para o projeto, os meus erros e acertos. Espero que possa servir para uma reflexão em seus projetos.

Extensões Grátis

Essa sempre é a primeira opção. Para quê iremos pagar por algo que existe de graça? Mas um detalhe as vezes é esquecido. Nenhum software/extensão vai ser apenas instalado e usado. Existe a necessidade de sempre atualizar e mesmo que tenha um código lindo e perfeito, ela pode entrar em conflito com outras extensões e muitas vezes você precisará de ajuda.

Extensões Pagas

Se você percebeu alguma deficiência no suporte de alguma extensão grátis ou não tem uma boa equipe para resolver os seus problemas, pagar por um bom suporte pode ser a solução. Sabemos o quanto é pesado o custo de um bom desenvolvedor Joomla, até difícil de ser encontrado. Muitas vezes é muito melhor você pagar por um bom suporte do que ficar correndo atrás de freelas bons que nem mesmo irá ter tempo de lhe atender, o que é muito comum se tratando de bons profissionais em qualquer área, não só de Joomla, Web, como qualquer serviço em geral.

Como escolher extensões

Então, já que apresentei as principais características das extensões grátis e pagas, vamos falar um pouco de cada uma delas.

Qualidade de código

Você não quer colocar um lixo no seu lindo site, né? Não se iluda, existem extensões lindas, maravilhosas, que todo mundo usa, mas que irá deixar o seu site extremamente lento.

Elimine tudo que não é essencial

Não precisa nem dizer, mas já dizendo, com certeza já ouviu falar que quanto mais extensões no seu Joomla, menos performance, certo?

Leve isso muito a sério, ao extremo mesmo, isso é algo que só vai lhe trazer benefícios.

Apague tudo o que não usa, até mesmo extensões nativas, elas podem ser apagadas, com o devido cuidado.

Veja as biliotecas utilizadas

É bem possível que precise utilizar extensões de mais de um desenvolvedor. Como o foco aqui é extensões grátis x pagas, veja se o mesmo desenvolvedor tem mais de uma solução que irá precisar em seu site. Tente também reutilizar a extensão de formas diferentes no seu site, extensões multi-propósitos poderão lhe ajudar nessa missão.

Foi assim que escolhi utilizar o EasyDiscuss, EasyBlog e Komento, apesar que depois exclui o Komento, pois percebi que só estava utilizando os comentários no Blog e ele já tinha um sistema de comentários que seria o suficiente para atender ao projeto.

Porém, mesmo sendo do mesmo desenvolvedor, percebi que são extensões pesadas. Entrei em contato com o suporte e o próprio suporte reconheceu isso, mas disse que estão cuidando para enxugar mais nas próximas versões.

Perceba que essa características tem tudo haver com a anterior, veja sempre se realmente precisa "disso tudo". Pode ser que algo mais simples atenda bem ao seu projeto.

Suporte das extensões

Já que começamos a falar de suporte, vamos pular para ele, pois é essencial em qualquer projeto.

A qualidade, compatibilidade e integrações entre as extensões foram muito importante para decisão das minhas escolhas. Porém, o suporte foi o principal fator decisivo.

Comecei o novo site do jCursos querendo utilizar apenas extensões free, doce ilusão.

Nos primeiros problemas que tive, fui atrás de ajuda, passaram dias e dias até consegui resolver algo. Então percebi que isso seria inviável para um projeto ao qual iria ter alunos pagantes, esperando por alguma solução, iria sobrar pepino para minha equipe de desenvolvimento, ao qual o custo certamente seria maior do que os valores cobrados por suporte em extensões pagas.

Conluíndo

Mesmo com todas as dicas e soluções apresentadas, a escolha de uma extensão vai muito mais além do que o citado aqui. É preciso conhecer bem o problema e as soluções, para que a escolha seja a melhor possível.

Apesar de escolher as extensões pagas para o meu negócio, nem tudo é um mar de flores. Tive, e ainda estou tendo, muitos problemas, como fuso horário para solicitações de suporte e exaustivos procedimentos de atualizações infinitas. Lhe dar com um número relativamente grande de extensões não é fácil, há um custo alto de manutenção. Mas isso é um papo para outro post, já tenho algumas soluções e irei apresentar logo em breve.

Indicações de extensões

Quero finalizar esse artigo fazendo algumas indicações de desenvolvedores competentes. Mas antes disso, quero alertar um perigo.

Nunca, em hipótese alguma, compre algo no iJoomla. Foi a pior experiência que já tive, tanto com qualidade de código, como de suporte. Praticamente ele me assaltaram por 220 dólares, oferecendo uma extensão (Guru) cheia de remendos, inacabada, código lixo, mais de 6 meses de atraso no Roadmap com suporte péssimo. Para ter uma ideia, eles não conseguem nem colocar um campo de ACL no componente e as últimas atualizações que tiveram foram feitas ou alertadas por mim. Fiquei tão indignado que abri alguns posts no fórum deles e comentei esse descaso, sabe o que fizeram ? Me baniram do fórum deles, mesmo tendo pago caro por algo que não presta. Infelizmente eles compraram o Jom Social, então, muito cuidado!

Mas tive boas experiências também. O Mijosoft (esse nome mesmo) tem um suporte excelente, são muito competentes. Assim como a turma do Stackideas, que são os desenvolvedores das extensões que comentei acima.

É isso meus amigos, espero que tenha ajudado em algo para favorecer a sua tomada de decisão.

Boa sorte em seus novos projetos!