Templates e Frameworks responsivos para Joomla

empresas-templates-joomla

Os sites responsive estão dominando o mundo, veja esse artigo com 160 ferramentas responsivas. E no mundo Joomla? Como estão as empresas que comercializam templates prontos? Como estão os nossos frameworks Joomla?

Esse artigo é uma viagem pela atmosfera "responsiva" Joomla, confira como estão "responsivamente" algumas das principais empresas de templates e framework Joomla.

Empresas de templates e frameworks Joomla

Joomlart / Framework T3

joomla-template-responsive-ja-elastica

Certamente a Joomlart foi uma das pioneiras trazendo recursos responsive para os seus templates Joomla, há 6 meses ela lançou o JA Elastica, um dos primeiros templates free com esse recurso, e o melhor, com framework T3 rodando por de trás.

Confira o artigo completo sobre o que é responsive e quais as características do template grátis responsivo da Joomlart.

Porém, a Joomlart não parou por aí, após o JA Elastica houve outros lançamentos responsive, confira todos os templates até o momento:

  1. JA Elastica, o template free responsive
  2. JA Puresite, o template clean responsive
  3. JA Lens, o template responsive para fotos
  4. JA Wall, um estilo Pinterest no Joomla

Gavick / Framework Gavern

site-gavick

Entrando na home do site do Gavick, vemos um lindo site responsive, o Fashion, veja o demo do template com suporte ao K2, Tabs GK5, News Show Pro GK4 e Imagem Show GK4. Confira algumas considerações em relação as mudanças responsivas desse template com framework Gavern.

Falando no framework Gavern, feito com base no T3, o qual o Gavick passou um bom tempo utilizando até fazer o seu próprio framework com suas melhorias.Veja mais sobre todas as ideias do Gavern e a sua nova versão 3.0 baseada em HTML5.

Pena que o Gavern não é free. Eles falaram que o lançamento da versão 3.0 foi a última etapa para o lançamento de um Template Blank, será que será gratuito como a YooTheme fez com o Warp? Todos nós esperamos ansiosamente por isso.

YooTheme / Framework Warp

site-yootheme

Apesar do lançamento do template blank YooMaster gratuitamente, ainda não temos um feedback oficial sobre recursos responsive. Entrando no site da YooTheme, nada é informado sobre essa característica.

Dando uma olhadinha em um fórum, achei um link de um template baseado no framework Warp responsivo, o Dryer no ThemeForest por 40 dólares. Acho melhor a YooTheme correr logo.

Rockettheme / Framework Gantry

site-rockettheme

Olhando na pagina do framework Gantry, também não vemos nada de novo em relação a recursos responsive.

Entrando no site da Rockettheme vemos a imagem do último template lançado em um desktop e um tablet, mas não passa de uma mera imagem, qual site novo não abrirá em um tablet nos dias de hoje? É o mínimo que esperamos de um template pago. Se reduzirmos a largura do navegador, nada acontece nesse último lançamento da Rockettheme.

Desde dezembro do ano passado eles prometeram um layout responsivo para o Gantry 4, porém nada até agora, já se passaram 6 meses.

O Gantry é todo baseado no framework grid 960. Atualmente exite um JS para adaptar ele a um layout responsivo, pode ser uma boa tentativa para termos um Gantry framework responsive.

Shape5 / Framework Vertex

site-shape5

Novamente o Shape 5 me surpreendeu. Depois de ter experimentado o seu framework Vertex repleto de recursos adicionais, entrando hoje em seu site, visualizo um aviso no topo. Em 7 dias estarão lançando um novo framework responsivo, o Vertex 2.

A Joomlart inovou lançando há cerca de 6 meses a sua versão free de template responsivo, utilizando o framework T3. Porém, o template é responsivo, mas não o framework. Visitando outros sites de templates e framework Joomla, vejo que a base "responsiva" está apenas na "carenagem", não no "motor".

O Shape5 promete lançar um framework totalmente adaptado para o novo mercado. Como diferencial, ele irá nos dar a opção para ativar, ou não, a característica responsive. Eles explicam que nem todas as extensões Joomla possuem essa característica, assim como o layout também poderá não atender a esse recurso. Um outra opção fantástica será de ativarmos, ou não, determinados módulos em outras resoluções. Ou seja, poderemos mostrar um módulo não responsivo apenas para determinada resolução, sensacional!

Achou pouco? Como adicional, o recurso responsivo irá vim com uma "bagagem" de 8 kb de javascript. Wow! :) O resto é com o CSS...

Vamos esperar, testar e em breve espero poder escrever novas novidades desse framework. A festa só está começando, agora é só assistir de camarote as respostas ao novo Vertex 2 da Shape5. O mercado promete muito ainda.

Outros recursos responsivos para Joomla

Comecei este artigo citando um link com 160 exemplos de recursos responsive para todo desenvolvedor Web. Mas não poderia finalizá-lo sem uma citação para desenvolvedores Joomla.

Encontrei esse ótimo artigo mostrando 9 recursos responsive para Joomla, dentre eles temos templates prontos e frameworks, alguns já foram citados aqui, como o JA Elastica, mas tem vários outros projetos para você exercitar em seus projetos personalizados.