Criação de sites com Blogspot, Wordpress, Joomla, Magento e Moodle

 

blogspot-wordpress-joomla-magento-moodle

Isso mesmo, nem só de Joomla vive o homem! Há anos me especializei no CMS Joomla, foi ainda em 2006, no aniversário de um ano da sua existência. Antes dele, tinha conhecido outras ferramentas, como o XOOPS, mas no Joomla encontrei o meu lugar ao sol.

Mas não é porque o Joomla é bom que eu não preciso de mais alguma outra ferramenta. Como toda tecnologia, ele pode ser muito bom para alguns fins, mas pode ter outras tecnologias ideais para outros tipos de projetos.

Depois de ministrar a palestra no Joomla Day Ribeirão Preto, o qual falei sobre agilidade na criação de sites Joomla com CCKs e Frameworks de templates baseado em análise de cada projeto, venho tentar aumentar o grau dos nossos óculos tecnológicos, ampliando os nossos horizontes para além do próprio Joomla.

Minha intenção aqui não é dizer o que o Joomla não faz, ou não faz bem, nem também julgar as outras ferramentas, mas apenas exemplificar que outras ferramentas podem ser mais adequadas. Com o Joomla podemos criar sites, portais, como também blogs, e-commerce e ambiente de estudos online, mas será que precisamos ficar só nele?

Blogspot (Blogger)

Criado (ou comprado) pelo Google, atualmente é uma das formas mais populares, fácil e rápido para se fazer um blog. Muitos desenvolvedores nem olham para ele, mas é possível fazer muita coisa interessante de forma grátis e rápida.

Blog muito barato

Quem nunca teve um cliente liso e leigo? Querem um super blog mas não quer (ou não pode) pagar domínio, hospedagem e no final querem (ou só pode) dar uma pequena "gorjeta" ao desenvolvedor. E o pior, quando ele receber o seu super blog ainda vai enviar dezenas de emails pedindo ajuda.

Eles não fazem por mal, muitas vezes não tem capital para investir ou não tem ideia o quanto pode ser lucrável ter um bom site. Certamente esse perfil se encaixa bem nessa ferramenta. Podemos oferecer uma personalização do seu blog sem perder tempo com instalações e configurações avançadas.

O resultado final pode ser algo bem "vendável", mesmo gastando pouco. Outro ponto positivo é poder "apontar" um domínio personalizado para o blog.

Criação de Landing Pages

Para quem não sabe o que são Landing Pages, são páginas tipo "varinha de pescar", bem otimizadas no google, o qual irá "fisgar" o seu cliente e "arremessar" para o seu objetivo final, o qual geralmente é algum produto ou serviço em outra página ou site. A ideia aqui não é explicar como fazer uma, apenas citar que o Blogspot pode ser uma boa ferramenta para isso.

Ter uma "porta larga" para visitas de clientes potenciais para os seus produtos e serviços podem ser mais barato do que você imagina. Utilizando o serviço do Blogger podemos está criando páginas especiais para cada serviço e/ou produto, com conteúdos relevantes a ele, assim conseguindo uma boa visitação.

Wordpress

Assim como o Blogspot, o Wordpress tem a sua versão popular no www.wordpress.com. Porém aqui irei falar do www.wordpress.org, o qual podemos baixar e instalar em nosso servidor. Apesar de que no .com temos a opção de pagar uma pequena taxa e ter mais liberdade para "brincar" com o Wordpress já instalado.

Apesar de ser criado inicialmente para Blog, o Wordpress vem se tornando uma das ferramentas mais populares para desenvolvimento de sites. Não só de pequenos sites institucionais, mas até mesmo grandes portais.

Para um blog turbinado, sem dúvida é o que lhe oferece mais ferramentas. Não penso duas vezes em escolher o Wordpress para a criação de um bom blog.

Para sites, por já ter um bom e melhor conhecimento em Joomla, escolho a ferramenta baseado no perfil do cliente. Para clientes que já vem de blogs próprios e quer um site institucional ou até mesmo portais de conteúdos, o Wordpress se torna uma ótima pedida.

Joomla

Sem dúvida um dos melhores CMS para criação de sites atualmente. O legal que ele atende a todos os tipos de projetos, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. Com o joomla é possível criar belos sites institucionais, até mesmo grandes portais.

Sim, com o Wordpress também é possível fazer tudo isso, porém o Joomla tem um belo conjunto de características que faz toda a diferença para pelo menos um projeto de médio ou grande porte.

Para começar ele é o úncio que além de ser um CMS é também um framework, todo escrito em MVC, um belo código, boa performance e preparado para o que vier.

Confesso que me assustei quando peguei um template do Wordpress para alterar pela primeira vez, e depois ainda mais quando fui migrar e tive que dar uma olhada em seu banco de dados. Acostumado com a robustez do Joomla, em termo de estrutura, realmente há uma grande diferença. Mas será que você realmente precisa dela? Quem vai dizer é o seu projeto.

Magento

Apesar de termos diversas extensões e-commerce para o Wordpress e para o Joomla, se você quer só vender produtos, para quê precisa de um CMS? Por mais completo que seja uma extensão de CMS, é difícil chegar na robustez do Magento e similares.

Mas daí fica novamente a pergunta. Seu projeto precisa disso tudo? As vezes a enorme estrutura do Magento pode assustar e dificultar a sua gestão.

Se a resposta é sim, certamente o Magento é uma das ferramentas mais populares, completa e grátis no mercado. Vale apena conferir.

Moodle

O ensino a distância já é realidade, porém o mercado está longe de atender a sua procura. Por mais que o Moodle não seja um AVA perfeito, atualmente ele é a referência para ensino a distância.

Pode ser que ele seja muito robusto para cursos pequenos, ou mais personalizados, mas a quantidade de extensões e suporte para ele nos convida, pelo menos, tentar utiliza-lo.

Misturando tudo

Sim, é possível aproveitarmos todas essas lindas ferramentas. Não precisa participar de uma guerra entre elas, elas não brigam entre si, estão caminhando junto para nos oferecer o que há de melhor, e ainda melhor, tudo gratuito.

É possível em um único projeto utilizar todas essas ferramentas de forma amigável e integrada. Que tal um bom site em Joomla, com um blog turbinado no Wordpress, uma loja virtual no Magento, cursos online no Moodle e bons pescadores de clientes pontenciais com Blogspot?

Tudo é questão de análise do projeto. Podemos ter todas essas funcionalidades em uma única instalação de um CMS, ou podemos escolher algumas delas para separar em outra plataforma. O legal é conhecer essas e outras ferramentas no mercado e saber quando e como utilizar cada uma.

Para quem quer utilizar mais de uma plataforma em um único projeto, vai a dica. Existem diversas extensões de integração entre essas ferramentas. Já usei uma bem interessante para carregar posts do Wordpress dentro do Joomla e uma excelente ferramenta para integrar o Moodle no Joomla, chamada Joomdle, é ela que utilizo no nosso site de cursos online, o jCursos, que tal conferir?