Apresentação sobre CCKs e Frameworks de Template Joomla no Joomla Day Ribeirão Preto 2012

Por enquanto que o vídeo da minha palestra no Joomla Day Ribeirão Preto, que aconteceu no último sábado 12 de maio de 2012, não fica pronto, resolvi postar a apresentação junto com alguns comentários para o melhor entendimento do conteúdo.

jdrp-plateia-leomiranda

O título da palestra é "Ganhando agilidade na criação de sites Joomla com CCKs e frameworks", a minha ideia foi dar uma "continuação" a minha palestra sobre CCKs no Joomla Day Brasil 2010 em Brasília e falar também sobre frameworks de templates Joomla. Porém, dessa vez, fiz uma abordagem diferente a primeira palestra. Ao invés de fazer um comparativo entre as ferramentas, preferi levar em consideração todo o contexto de um projeto, desde o cliente ao desenvolvedor, buscando como foco a "agilidade" na criação de sites Joomla.

Apresentações e objetivos

Iniciei com a minha apresentação, essa parte foi importante pois como queria acabar com o "pré-conceito" no uso dessas ferramentas, tive que falar sobre as minhas experiências como web designer e desenvolvedor Joomla. Logo em seguida mostro exemplos do que um web designer e desenvolvedor geralmente pensa sobre essas ferramentas e falo sobre a minha experiência. Finalizo a introdução mostrando os 2 principais objetivos da minha apresentação:

  • Apresentar as principais características sobre CCK e Frameworks de templates Joomla
  • Estimular o conhecimento sobre elas para que possa saber quando e como utilizar de forma ágil em cada projeto

Uso de CCK com foco em agilidade

Iniciamos a falar sobre CCKs no slide 10, o que significa, e como o Joomla vem acrescentando esses recursos em cada nova versão. Porém, mostro que mesmo adicionando algumas coisas do CCK K2, o Joomla ainda está longe de ter todos os benefícios desse popular CCK.

Qual o melhor CCK para Joomla?

Depois mostro os objetivos do CCK Seblod, que vão além de um simples CCK, porém demonstro que isso não quer dizer que ele seja o melhor, tudo depende do seu contexto. O K2 pode ser melhor por já ter sistema de comentários e tags prontos, assim como Seblod pode ser melhor por fornecer um ambiente para o desenvolvimento de aplicações como essas de forma personalizada.

K2 com templates e extensões

jdrp-k2-leomiranda

Como CCK mais popular e utilizado para Joomla, o K2 se torna uma ótima escolha para quem trabalha com templates prontos, pois uma grande maioria dos provedores de templates utiliza em seus temas.

Para ganhar agilidade, nada melhor do que extensões prontas, o K2 também ganha em disparada oferecendo mais de 400 extensões com compatibilidade no extensions.joomla.org.

Mas é claro que nem todo projeto o K2 irá "cair feito uma luva", é necessário conhecer bem o CCK e suas extensões para não precisar fazer uma customização muito complicada. Projetos como Blog, Portfolio, Catálogos e similares são ótimos com esse CCK.

Aplicações prontas com o ZOO

Para aqueles que querem algo como as aplicações prontas que o ZOO oferece, é uma ótima escolha adotar esse CCK e se beneficiar com as dezenas de lindos templates da YooTheme com a personalização de cada app em cada tema. Se for isso o que procura, para que "reinventar a roda", não é mesmo?

Novo Seblod para aplicações avançadas

jdrp-seblod-leomiranda

Como vimos anteriormente, para quem tem como objetivo criar sistemas mais avançados com o Joomla, nada melhor do que o CCK Seblod. Inicio esse CCK mostrando as diferenças da interface do novo Seblod, em relação ao apresentado em 2010 no Joomla Day Brasil. Em seguida apresento o fantástico recurso de escolher onde e como salvar os campos.

Inicio minha apresentação sobre Frameworks Joomla dentro do próprio CCK Seblod, sim, ele tem um próprio framework de template com 42 posições prontas para usar em conteúdos ou formulários. Tudo isso utilizando templates overrides, semelhante aos templates Joomla.

Finalizo mostrando as listas, buscas, módulos e cases utilizando o Seblod. Uma home totalmente editável e um e-commerce (assista o vídeo) são bons exemplos do que pode ser feito com ele.

Frameworks de Templates sob medida

Conceituamos o que é um framework e identificamos que é necessário ter muita coisa em comum para que se ganhe agilidade no seu uso. O melhor framework é aquele que se enquadra melhor a necessidade do cliente, ou seja, o seu custo, objetivo e, até mesmo, o perfil do desenvolvedor.

Não se engane, para usar esses frameworks e se dar bem é preciso ter o seu domínio, além de conhecimento em CSS e uma boa noção artística. Se não você é visualmente "sem noção", contrate um Web Designer e seja feliz! :)

Qual a vantagem de usar um framework?

É muito comum vermos pessoas criticando o uso desse tipo de ferramenta, por esse motivo eu quis dar algumas dicas sobre o perfil ideal para usar um framework. Nem sempre ele será a solução para seus problemas.

No final mostro 12 vantagens para aqueles que querem se aventurar no uso de frameworks em seus templates.

Quais os principais frameworks para Joomla?

No final eu fiz algumas citações dos principais frameworks do mercado, com destaque ao Gantry, T3, Warp e até mesmo o Vertex, o qual tem se destacado pelos seus adicionais. Cada um tem a sua vantagem e desvantagem, o importante é conhecer as suas características e verificar em qual deles o seu projeto se encaixa.

Praticando com CCK e Framework Joomla

Para encerrar eu mostrei um case do nosso curso de Desenvolvimento Ágil utilizando Seblod 2, nele desenvolvemos um sistema completo, do zero, em apenas 3 horas. Desde a instalação do Joomla e todas as suas extensões, até a criação de um sistema de imóveis com busca avançada, cadastro de cidade, cadastro de imóvel, módulo de últimos imóveis e template personalizado com o framework Warp, pronto para receber o CSS com a identidade visual do cliente.

Para saber mais sobre o curso e o projeto, acesse o link do nosso curso de Joomla com Seblod online. Veja o demo do nosso projeto funcionando.